Agende seu Exame Com um Especialista em Densitometria Óssea na CDMED
O exame de densitometria óssea é comumente solicitado para pacientes em idade mais avançada. Em especial para as mulheres pós-menopausa, visando que o acompanhamento da saúde óssea evite o surgimento de osteoporose.
A osteoporose é uma doença que limita a qualidade de vida e que não tem cura. Por isso, fazer o correto acompanhamento e prevenção é fundamental. E para tal, a densitometria óssea precisa fazer parte da sua lista de exames regulares, visando a prevenção mais adequada para evitar que a doença seja um problema durante a terceira idade.
Se você quer saber como é feito o exame de densitometria óssea, continue lendo! Iremos esclarecer tudo sobre esse exame, inclusive o preço e se é preciso realizar algum preparo prévio.
Avaliações Sobre Densitometria Óssea na CDMED

Gabriella Porto Técnica de Enfermagem

Uma clínica totalmente comprometida com o paciente , visando sempre a melhor qualidade e eficácia no atendimento, com um preço super acessível e profissionais de alta competência.
Dr. César Ferreira Médico Gastroenterologia

Dentre todos os motivos para estar entre a família CDMED, o mais importante é a infraestrutura de ponta e equipamentos de 1ª linha. Sem contar o preço imbatível em relação as outras clínicas do Rio.
Carlos Alberto Paciente
O que é densitometria óssea?
O exame de densitometria visualiza a densidade óssea do paciente, tendo como objetivo principal identificar qualquer tipo de diminuição da massa óssea do paciente.
Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente a osteoporose e evitar que essa doença avance, ocasionando diminuição da qualidade de vida do paciente.
Por isso, este é um exame muito solicitado para as mulheres quando elas entram no período da menopausa, procurando identificar se já existe um quadro de osteopenia e tratar para evitar a instalação da osteoporose.
Tendo em vista que as mulheres são mais afetadas por essa doença, justamente por questões hormonais, é normal que a ginecologista que te acompanha solicite esse exame durante a menopausa.
Todavia, nada impede que outros médicos podem solicitar a densitometria óssea para analisar a saúde óssea ao suspeitar de dores relatadas pelo paciente.
Como é feito o exame densitometria óssea?
O exame é simples e indolor por não ser invasivo. O paciente precisa ser vestido com uma roupa própria e estar com o corpo livre de materiais metálicos como brincos ou aspas do sutiã.
O processo de realização do exame é iniciado ao deitar o paciente no aparelho, sobre uma mesa confortável.
A coluna deverá ser alinhada de forma que os ossos fiquem corretamente posicionados para iniciar o exame, que se inicia com o aparelho passando sobre as áreas a serem analisadas, digitalizando a imagem de todos os ossos.
É essa imagem que irá verificar qual a densidade dos seus ossos e se eles estão saudáveis ou sofrendo com a perda de massa óssea, o que causa a osteoporose.
O exame em si não causa dor alguma, no entanto, quem sofre com dores na coluna pode sentir desconforto por estar alinhado durante a verificação. Mas não é algo que requeira medicação prévia ou posterior.
Em média o exame leva cinco minutos para ser feito analisando a coluna e fêmur, podendo durar 10 minutos se for feito de corpo inteiro. Geralmente a densitometria de corpo inteiro é solicitado no caso de crianças.
Grávidas podem fazer?
Não! Mesmo as mulheres que foram diagnosticadas com osteoporose e que engravidaram após o diagnóstico não podem realizar o exame de densitometria óssea.
A recomendação de esperar a gestação finalizar para iniciar um novo exame de densitometria óssea visando o acompanhamento da saúde óssea se dá por causa da radiação.
Mulheres que estão grávidas, ou suspeitam que estão, devem evitar exames com radiação, em especial a densitometria óssea, mesmo sendo um exame sem riscos para a mulher, visto que o principal afetado é o feto em formação. Portanto, o ideal é evitar esse tipo de exame durante a gestação.
Logo após o parto seu médico poderá indicar a realização da densitometria óssea para acompanhamento do quadro de osteoporose, visando adequar o tratamento a esse novo momento da sua vida.
Preparo para o exame
Não há necessidade de realizar jejum para a realização adequada desse exame. No entanto, se você faz uso de comprimidos de cálcio, é importante evitar o consumo 24 horas antes do exame.
Além disso, vitaminas e outros minerais em forma de suplemento também não devem fazer parte da sua rotina 24 horas antes do exame. Dessa forma, é possível analisar resultados mais realistas.
Após a realização do seu exame, poderá voltar a consumir todos os suplementos que seu médico ou nutricionista indicou.
Densitometria óssea preço popular RJ só na CDMED
Agora que você já sabe o que é e para que serve o exame de densitometria óssea, que tal marcar seu exame popular hoje mesmo?
Na CDMED você marca seu exame popular em um clique, basta acessar o site e agendar, sem burocracia. E se o que te impede é não saber o preço densitometria óssea, entre em contato com a nossa equipe.
Através do WhatsApp você terá todo o atendimento necessário, para saber o preço do exame e qual o próximo horário disponível para realizar o seu!
Portanto, não deixe de realizar sua densitometria óssea, tendo em vista que é um exame importantíssimo para o acompanhamento da sua saúde e manutenção da sua qualidade de vida através da prevenção da osteoporose.
Exame Médico Popular no RJ Venha Conhecer nossas Unidades
A CDMED disponibiliza diferentes unidades para a realização de exame médico de Densitometria Óssea. Nossos exames e consultas são feitos a preços populares e nossa equipe está sempre disposta a esclarecer suas dúvidas, sejam elas relacionadas a valor, preparativos ou até mesmo a data disponível para realizar o exame.
Cuide da sua saúde em qualquer uma de nossas unidades. Oferecemos atendimento humanizado, com preço justo e de alta qualidade.
Agende agora mesmo seu Exame na CDMED!
Conheça nossas Filiais